Escrito em por arquivado em Blog. Total de Acessos:154.

Um blog novo, num servidor novo.

Eu não andava muito feliz com o servidor antigo, uma revenda na “Hostgator Brasil“. Quem já teve uma revenda sabe que é muito prático quando os seus clientes precisam acessar o servidor, já que todo o acesso é via cpanel. Porém, para quem está acostumado ao terminal, nada é mais prático que um ssh. E como nenhum dos meus clientes acessam o servidor, pois só precisam da interface do WordPress, vi que não era mais necessário manter essa revenda.

Por várias vezes notei uma certa instabilidade nos sites, até que o “pior” aconteceu. Mesmo preferindo acessar o MySQL pelo Workbench, neste dia precisei acessar via PHPMyAdmin, e aí começou a ladainha. Entrei em contato com o suporte no site da Hostgator Brasil, onde o atendente me pediu o usuário e a senha de “Todos os Meus Clientes”, o que achei desnecessário e muita falta de profissionalismo. Quando disse que era inviável fornecer os dados dos usuários, me informaram que eu deveria enviar uma solicitação para o “Suporte Avançado” (que imaginei ser alguém com capacidade de solucionar o problema). A primeira solicitação que o suporte avançado me fez, foi a de enviar os dados de acesso de todos os clientes (de novo!). Respondi novamente que era impossível isso acontecer, porém, alguns dias depois recebi o seguinte e-mail:
Prezado Cliente,
Efetuamos a correção do problema citado, porém foi necessário que todas as senhas de sua revenda fossem alteradas, seguem abaixo as novas informações:
[*] A senha do usuário abc foi alterada para CYuJh5UT7RqI
[*] A senha do usuário bcd foi alterada para dgaclQjlEAA2
[*] A senha do usuário cde foi alterada para YFQFz1ajHqxD
[*] A senha do usuário def foi alterada para 6aH4e6Hp73sU
[*] A senha do usuário efg foi alterada para liyBTPiRbXIi
[*] A senha do usuário fgh foi alterada para dP3q2WGsQ4Gg
[*] A senha do usuário ghi foi alterada para rmvCBAKvVxNt
[*] A senha do usuário hij foi alterada para glQEAk9gUo9f
[*] A senha do usuário ijk foi alterada para 6kn3MPw1mNUA
[*] A senha do usuário jkl foi alterada para eSsRTSZ0oFiY
[*] A senha do usuário klm foi alterada para gbgWsJ5WtgJR
[*] A senha do usuário lmn foi alterada para IcvD0yAG8jeH
[*] A senha do usuário mno foi alterada para C9fSqPDMChWB
[*] A senha do usuário nop foi alterada para HV764b01xj1g
Em caso de dúvidas, estamos a disposição.
Atenciosamente,
Leonardo B.
Equipe de Suporte
HostGator Brasil
www.hostgator.com.br

Na mesma hora comecei a migração. Verifiquei algumas conversas antigas, onde o meu amigo Djavan me disse estar bem satisfeito com a Digital Ocean, e que o custo benefício valia muito a pena. Acessei o site, fiz o meu cadastro e comecei a brincar com os novos servidores.

Depois de configurar todo o servidor: Apache, PHP5, MySQL-Server [mais pra frente vem um post sobre a instalação do servidor], comecei fazer os backups para efetuar a migração.

Na “correção do problema citado” como disse o suporte da Hostgator, eles fizeram alguma coisa errada, onde eu conseguia acessar o banco de dados de outros clientes que não eram da minha revenda, ou seja, eu tinha acesso com privilégio total a banco de dados de outras pessoas. No momento em que vi todos aqueles bancos de dados que não eram meus, fiquei um pouco assustado. A primeira coisa que pensei: “E se outras pessoas tiverem acesso aos meus bancos de dados?!” Imediatamente tratei de tirar todos os WP’s dos meus clientes e passar para o novo servidor [Em breve um texto sobre essa migração também].

Enfim, esse é só mais um blog com WordPress.

Espero conseguir manter a rotina de escrever algo aqui pelo menos uma vez por semana.

Utilizando o Bootstrap e o Font-Awesome esse tema está sendo criado do zero. Testado e desenvolvido “On The Fly”.